Cromoterapia é a prática de utilizar cores na cura de doenças, a qual vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem do grau de harmonia na interação entre meio ambiente, corpo e mente.

Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris, fazendo com que um feixe de luz do sol passasse por um prisma. Já o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de quarenta anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul calmantes, o amarelo provoca sensações de alegria e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Cores dos chacras

Praticantes da medicina indiana acreditam que o corpo tenha sete chacras e que estes seriam os “centros espirituais/energéticos” de cada humano. Tais chacras estariam localizados ao longo da espinha. Cada um dos chacras com uma cor do espectro da luz visível, junto com uma função e órgão ou sistema do corpo. De acordo com essa visão, os chacras poderiam se desequilibrar e causar doenças físicas, mas a aplicação de cores apropropriadas teriam a propriedade de regular tais desequilíbrios.

Cor Chacra Localização do chacra Função
Vermelho  Primeiro Períneo Instinto, sobrevivência e defesa contra energias nocivas
Laranja Segundo Baixo abdómen Emoções, sexualidade
Amarelo Terceiro Plexo solar Poder, ego
Verde Quarto Centro do peito Amor, senso de responsibilidade, espiritualidade
Azul Quinto Garganta Comunicação física e espiritual
Índigo Sexto Entre as sobrancelhas Perdão, compaixão, entendimento
Violeta Sétimo Coroa da cabeça Conexão com as energias universais, transmissão de ideias e informação

Sobre Acupuntura Terra

Eu Marco Terra, ajudo as pessoas a encontrarem seu equilíbrio por intermédio desta técnica milenar. Acredito que a cura, para muitas das mazelas da vida moderna, está nesta técnica ancestral. Atendo durante a semana a partir das 18:00 h. e aos Sábados das 8:00 h até as 18:00 h.

Nossa Newsletter